
Fundação Marcos Amaro - FAMA Museu
FAMA – Fundação de Arte e Memória de Itu
No início de 2025, realizei uma etapa presencial do Projeto de Aprimoramento Museológico e Educativo em Museus, contemplado pela Lei Paulo Gustavo do Estado de São Paulo, na FAMA – Fundação de Arte e Memória de Itu. Em um sábado de atividades intensas, no dia 25 de janeiro, promovi uma oficina formativa em mediação cultural, integrando teoria e prática com foco em metodologias sensíveis, escuta ativa e experiências estéticas acessíveis e transformadoras.
A estrutura da FAMA, com sua diversidade de espaços expositivos e compromisso com a arte contemporânea, favoreceu a realização de uma programação formativa integrada à visitação. Criamos percursos educativos experimentais, e a troca com a equipe e os participantes foi marcada pela abertura ao diálogo e pelo desejo mútuo de aprimorar práticas já em curso. A formação partiu de perguntas sobre a mediação como lugar de atravessamento entre arte, público e território.
A partir da escuta atenta aos contextos locais, à equipe da instituição e às experiências dos participantes, elaborei conteúdos que também foram incorporados à cartilha de mediação cultural, produzida como parte da contrapartida do projeto. A FAMA se consolidou, nesse processo, como uma parceira relevante para pensar museus como espaços de memória e experimentação, fortalecendo iniciativas que valorizam o interior paulista como território de potência museológica.
2024 -2025
Realização
Fama MUSEU - Itu (SP)
Local
Lei Paulo Gustavo (LPG) do Estado de São Paulo - Secretaria da
Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo
Apoio e Financiamento
REGISTROS DO PROJETOS




















